Informativo

Rio, 17 de abril de 2015               

Direito da Mackenzie Rio é exemplar na inclusão do tema da pessoa com deficiência

O curso de graduação em Direito da Faculdade Mackenzie Rio adotou a acessibilidade da pessoa com deficiência como tema transversal em seu projeto pedagógico, implantado nas três dimensões: ensino, pesquisa e extensão.

No campo de ensino, as disciplinas ministradas em sala de aula abordarão, sempre que pertinente, o tema da pessoa com deficiência. Quando, por exemplo, o professor de direito do trabalho tratar da legislação, obrigatoriamente tratará da legislação pertinente à pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Quando o professor de direito constitucional falar da igualdade e dignidade da pessoa humana, abordará a pessoa com deficiência. A prática será repetida em diversas disciplinas no transcorrer do curso, além do calendário de palestras que serão ministradas por advogados, procuradores e demais membros da carreira jurídica especializados na legislação da pessoa com deficiência.

Em 2014 foi criado pela Mackenzie um grupo de pesquisa com a finalidade de identificar as principais formas de preconceito contra a pessoa cega, culminando na criação de uma cartilha. Foi também desenvolvido o projeto “Enxergue um bom cliente”, visando sensibilizar as lojas do SAARA para oferecerem um melhor atendimento às pessoas com deficiência visual.

Para 2015 o grupo de pesquisa tornou-se interdisciplinar e contará com o curso de contabilidade. A proposta é incluir os sinais criados e utilizados pelos alunos surdos do curso de contabilidade da Mackenzie para os termos técnicos (como razonete, balancete, etc.), no manuário da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Será produzida uma segunda cartilha, com as principais formas de preconceito contra a pessoa surda.
A Mackenzie Rio atualmente tem oito alunos com deficiência auditiva total (surdos) que contam com intérprete de LIBRAS em todas as aulas, e está preparada para receber alunos com qualquer tipo de deficiência, pois todo o seu campus é acessível, inclusive os nove banheiros, a biblioteca –com software para pessoas com deficiência visual –, a secretaria e as salas de aula.

Esse trabalho pioneiro no país, desenvolvido com compromisso social pelo professor Antonio Renato Cardoso da Cunha, coordenador do curso de direito da Mackenzie Rio, deve servir de modelo para a inclusão da pessoa com deficiência e dos temas de estudo com ela relacionados, no ensino superior brasileiro.

 

martelo da justiça

 

 
voltar
 
 
telefone (021) 992280471                Rua Marques de Abrantes 170 sala 901, Flamengo            Rio de Janeiro,Brasil
PARCERIAS ASHOKA AVINA
Barra de Acessibilidade